O Programa Nacional do Ensino Técnico, o Pronatec, é uma ferramenta de preparo criada pelo governo federal, como meio para levar para as capitais brasileiras e para o interior, todo o preparo intelectual e prático que uma pessoa precisa para conquistar uma vaga de emprego. Pesquisas mostram que no Brasil há oportunidades de trabalho, que pagam bem e ainda oferecem jornada justa de trabalho, no entanto, o empregador tem encontrado dificuldade para fazer uma contratação devido à falta de pessoas com capacidade para desenvolverem os trabalhos.

O objetivo do Pronatec é justamente erradicar este problema, fazendo uma diminuição de distância entre a oferta de trabalho e a falta de conhecimento e assim gerando milhares de empregos para os brasileiros principalmente nas regiões mais carentes do país, aonde o desenvolvimento não chega pela falta de qualificação profissional.

O Pronatec 2012 tem uma variedade de cursos para oferecer, todos gratuitamente, contando com ótimos profissionais de ensino e dando chances de mudar, para melhor, a vida de pessoas que apostam no conhecimento para conseguirem um emprego. Os cursos que o Pronatec tem para oferecer são: padeiro, confeiteiro, bartender, informática, inglês, espanhol, sushiman, camareira, auxiliar administrativo, técnico em contabilidade, auxiliar de cozinha, recepcionista, técnico em construção civil, organizadora de evento, entre muitos outros cursos.

Cada um destes cursos acontecem em uma localidade do Brasil, além de ter datas diferentes tanto para a fase de inscrição quanto para o início das aulas. Para manter-se informando quanto a estes dados é importante que o interessado acesse sempre o site www.pronatec.gov.mec.br, onde mais detalhes sobre cada um dos cursos lhes serão passados.

Para conseguir uma das vagas basta que seja comprovado ter acima dos 14 anos de idade; ter concluído o ensino fundamental; levar uma cópia da identidade, uma foto 3 x 4 e toda a sua vontade de aprender um ofício que vai lhe render um bom emprego, ótimo salário e melhores condições de vida.

No site do Pronatec, que é bem fácil de navegar, você encontra logo na página inicial os canais “Inscrição”, o canal “Bolsa Formação” e também o espaço que informa quem é o público que pode ser assistido pelo Pronatec. Com isto, já dá para saber que a sua participação no Pronatec pode ser feita pelo meio digital, através do próprio site.

Apenas não deixe de pesquisar se o curso que você deseja está com vagas abertas em sua cidade. O próprio portal também pode lhe dar esta informação. participe do programa que está mudando a vida de milhões de brasileiros através de cursos de qualificação que de fato preparam você para grandes oportunidades de trabalho. Faça a sua inscrição e garanta a sua vaga de trabalho.