Todo trabalhador que teve a carteira de trabalho assinada nem que seja por um mês no ano anterior, com até dois salários mínimos, foi cadastrado no PIS / PASEP até 2007, tem direito de receber o PIS Programa de Integração Social – também chamado de abono salarial – uma espécie de salário extra no valor de uma salário mínimo (R$ 622,00) que pode ser recebido em todas as agências da Caixa mediante apresentação do Cartão Cidadão ou, caso, prefira, em qualquer unidade de casas lotéricas.

Só terá direito a receber este valor quem se adéqua nas condições citadas acima, sendo esta a forma de levar o que é direito somente aos trabalhadores que, mesmo por pouco tempo, tenham colaborado de alguma forma com a previdência social. Para este ano de 2012, já está aberto o calendário para a entrega do valor de acordo com o que é proposto no calendário deste ano.

Chamado de PIS 2012/2013, o benefício começou a ser entregue aos trabalhadores brasileiros desde julho deste ano e de acordo com o mês de aniversário é que cada um poderá ir aos locais indicados para fazer o saque da sua quantia. A vantagem também é que basta apresentar a carteira de identidade e o Cartão Cidadão para que o valor seja entregue. É simples e rápido, livre de qualquer burocracia.

Caso você tenha direito ao abano e ainda tenha conta na Caixa, a quantia cairá automaticamente em sua conta. Assim basta que você vá a qualquer uma das agências para ter acesso á sua quantia devida. No entanto, caso não tenha conta na Caixa, as lotéricas também são autorizadas a fazerem o pagamento. Bom também é que os saques podem ser feitos em qualquer casa lotérica desde que seja apresentada a original da sua carteira de identidade e o cartão cidadão.

Os dados informam que cerca de 17 milhões de trabalhadores irão sacar o PIS ainda este ano, mas, contabilizando com os trabalhadores que no ano passado ainda não sacaram a quantia, pode ser que chegue a cerca de 30 milhões de brasileiros que irão às lotéricas e banco da Caixa para fazer o saque.

Este é um direito que assiste a todas as pessoas que trabalham e colaboram de certa forma com o desenvolvimento do Brasil. Afinal, considerada hoje como uma das principais economias do mundo, é pelas mãos de gente que sai todos os dias para trabalhar que o país tem alcançado bons índices. Então, nada mais justo que dar benefícios aos trabalhadores. Cronograma de recebimento no www.caixa.gov.br  e veja de acordo com o mês do seu aniversário a data para recebimento.