Todas as pessoas que trabalharam pelo menos um mês, com carteira assinada, com até dois salários mínimos registrados, têm direito a receber no ano posterior um benefício chamado de PIS/Paseb, um programa de direito trabalhista que concede ao trabalhador o recebimento de um salário mínimo, no valor do ano do recebimento, como garantia de um direito assegurado para todos que de alguma forma colaboraram com o desenvolvimento da economia brasileira.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), tratam-se de  contribuições sociais criadas com objetivo de facilitar o pagamento do seguro-desemprego e abono. O benefício  foi consolidado em 1988 após a Constituição Federal que criou regras que trouxe vantagens para muitos trabalhadores.

No entanto, além das regras citadas acima para ter direito ao PIS/ Paseb, existem outras normas quanto ao prazo de recebimento que também devem ser seguidas, até mesmo como forma de garantir a organização do processo. Por exemplo, cada trabalhador só poderá receber o seu benefício uma vez por ano, de acordo com o mês do seu aniversário o qual vai indicar no cronograma a partir de que data se poderá receber este salário extra.

Consultar a data em que lhe cabe resgatar seu PIS/Paseb bem como ver a quantia disponível para você é algo que pode ser feito através da internet. A tecnologia tem estado a favor de diversos segmentos e com a classe trabalhadora não seria diferente. Com isso, caso o beneficiado não queira ir à uma das agências da Caixa para obter estas informações, basta acessar o site www.caixa.gov.br, onde você vai estar diretamente na página do PIS.

Após estar na home, coloque os dados que o site solicita e em seguida você saberá com precisão qual a data para recebimento do seu salário mínimo extra bem como se existe algum saldo de anos anteriores que você não tenha recebido. É simples, fácil e tudo por meio da internet.

Outra informação importante é que, caso seu saldo esteja positivo, para receber o seu salário mínimo extra é só ir à uma das agências da Caixa  munido da carteira de trabalho ou se tiver o Cartão Cidadão o saque pode ser feito em bancos eletrônicos e em qualquer casa lotérica. No site também você passa a ter acesso na íntegra ao calendário de recebimento do Pis 2012/2013.

Acesse o site indicado acima e obtenha todas as informações de que precisa através do site da Caixa, um banco que sempre cria meios para facilitar a vida dos seus correntistas e de pessoas que mesmo não correntistas, precisam deste banco para terem seus direitos assegurados.